A Importância da Água na Nutrição das Aves

19 setembro 2018
-
3 minutos

A alimentação adequada das aves nos primeiros dias é a base para o seu desenvolvimento adequado. Além do segundo alimento, um componente igualmente importante da dieta, sem o qual é impossível optimizar o início das aves, é a água.

As aves bebem duas vezes mais água do que consomem ração, razão pela qual a sua disponibilidade e qualidade são factores-chave que afectam os efeitos da produção avícola.

A má qualidade da água ou o acesso limitado a ela podem ser indicadas pelos seguintes sintomas: sedimentação de pedra na água, camas húmidas, heterogeneidade do bando, diarreia ou vontade de flacidez. Água inadequada ou a falta dela retarda a absorção dos alimentos, o que significa menos alimentação, o desenvolvimento das aves é mais fraco. Os dados são preocupantes - em 30% das explorações comerciais, a água é bacteriologicamente contaminada.

Como reconhecer que a água é de má qualidade?
O teste mais rápido e fácil de verificar é a avaliação organoléptica. Encha o copo com água a partir do final da linha de irrigação e pergunte-se se está preparado para beber essa água. Se sim, então a água é boa. Se não, porque é que as aves a devem beber e envenenar-se com ela?

O que afecta a qualidade da água?
Entre outros, microorganismos, substâncias adicionadas, o método de limpeza da água, o caminho da desinfecção.

Se a água que as aves consomem é visualmente inadequada para beber, deve ser imediatamente enviada para testes de laboratório e, mais importante, deve sanitizar-se a linha de irrigação.

Há muitas maneiras de higienizar as linhas durante a engorda das aves, mas o melhor é usar H2O2 ou peróxido de hidrogénio. O uso de peróxido de hidrogénio garante a segurança durante o ciclo de produção, com exceção do tempo em que antibióticos, vacinas e preparações vitamínicas são administrados. A dose habitual é geralmente de 50 ml/1000 l de água. Esta quantidade não afeta o sabor ou outras propriedades da água.

No entanto, se a dose se revelar ineficaz, pode ser aumentada. O uso de peróxido de hidrogénio em 250 ml de H2O2/1000 l de água é seguro. No entanto, deve ser lembrado que com esta aplicação, o sabor da água será ligeiramente alterado, o que pode irritar ligeiramente as aves e reduzir o consumo de ração.

A solução de peróxido de hidrogénio deve ser usada durante 24 horas. A grande vantagem do peróxido de hidrogénio é a facilidade de uso e remoção do biofilme que está na linha de irrigação, o que é muito significativo. O biofilme contém bactérias patogénicas, como estreptococos, E-coli e Pseudomonas.

Muitas vezes, é um erro cometido pelos produtores inundar a linha de irrigação com água por várias horas e até mesmo alguns dias antes da entrega dos pintos. Então, a água fria a uma temperatura de 10 graus aquece rapidamente, chegando a 40 graus. A temperatura ideal da água para aves de capoeira é de 15 graus. Mais quente não é voluntariamente tomada por aves. Além disso, a água mais quente é uma excelente fonte de desenvolvimento para bactérias, fungos e biofilmes. Recomenda-se inundar a linha de irrigação no momento da descarga dos pintos e, em seguida, substituir a água na instalação de forma ideal a cada 5 horas nos primeiros dias de criação e, no mínimo, 3 vezes ao dia.

Além do cuidado com a qualidade da água, deve-se tomar cuidado para garantir que as aves tenham livre acesso a ela em cada dia subsequente da sua vida. Portanto, não se esqueça sobre a regulação adequada da linha de irrigação ou sobre a quantidade certa de bebedouros. A má qualidade da água e a menor ingestão de água resultam em menos ingestão de alimento e, portanto, menores incrementos.

Infelizmente, a água é frequentemente negligenciada por produtores que não lhe dão muita importância e não se conectam com o desenvolvimento dos animais. É um erro. A água é o componente mais barato e básico da dieta. Água de baixa qualidade afecta a diminuição do consumo de ração. Depois, é uma situação em que os produtores culpam incorrectamente a má qualidade do alimento. Entretanto, 95% dos casos em que as aves não comem são resultado da falta de água ou água com propriedades bioquímicas ou físico-químicas inadequadas.

Vale a pena lembrar e aplicar algumas dicas simples:
1. fornecer às aves acesso permanente à água;
2. cuidar da qualidade da água - examiná-la através da avaliação organoléptica do pavilhão;
3. usar água oxigenada para higienizar a linha - de forma eficaz e barata;
4. garantir a temperatura da água certa para as aves desde as primeiras horas de vida.