Testemunho de António Pereira da Costa

02 ago. 2024

Na De Heus sabemos que para se atingir a máxima eficiência e tirar o melhor proveito das ordenhas robotizadas é necessária uma abordagem integrada que otimize as várias dimensões da exploração leiteira. Foi por isso que desenvolvemos RobotExpert, o Sistema de Alimentação Inteligente para explorações com robots de ordenha.

António Pereira da Costa
Vila do Conde, Portugal

A Sociedade Agrícola Pereira da Costa é uma exploração localizada em Rio Mau, concelho de Vila do Conde, fundada por António Pereira da Costa e pelo seu pai em 1992, e que atualmente é gerida pelo António, pela sua mulher Margarida, e pelo Tiago. Devido à falta de mão-de-obra, colocou 2 robots de ordenha em 2021. É uma sociedade que presta serviços agrícolas para outras explorações, em áreas como a sementeira e a colheita de silagens, é autossuficiente em forragem, cultivando 30 ha de forragens (silagem milho e silagem erva).

Ler mais sobre Sistema RobotExpert

Desde que trabalhamos com a De Heus aumentámos a produção em 9 litros/vaca/dia, e temos o objetivo de no futuro chegar aos 40 litros/vaca/dia. Neste momento produzimos mais leite com 104 vacas do que produzíamos quando tínhamos 130, já que a média de ordenha, que estava nos 8kg, está agora nos 11,5kg, com uma média de 3,4 ordenhas/dia, e tocamos menos vacas ao robot. Estou muito satisfeito com o apoio da De Heus e com o sistema RobotExpert!

António Pereira da Costa

Gestor da Sociedade Agrícola Pereira da Costa, Vila do Conde - Portugal


Tópicos relacionados: