Abordagem bem sucedida da criação de leitões na exploração experimental de De Heus

Paula Henriques

Assistente Técnica de Aves e Suínos

01 março 2022
-
4 minutos

A criação de leitões no Centro de Investigação Prática de De Heus 'De Elsenpas' revelou-se muito bem sucedida. A abordagem específica e os rigorosos protocolos de higiene produzem excelentes resultados: muitos leitões desmamados por porca, bons pesos de desmame, baixa mortalidade e ingestão elevada de ração, com uma média de 700 gramas por leitão na maternidade. De acordo com o responsável do Centro de Investigação, Zias Lukasse, a exploração experimental é, portanto, uma das líderes do sector da suinicultura.

Rumo ao topo na Holanda

"Com 14 leitões desmamados por porca, um peso médio de desmame de mais de 8 kg e uma taxa de perda de aproximadamente 6%, estamos a caminhar para o topo na Holanda", diz Lukasse. Como inicio de uma exploração como a nossa, é um resultado muito satisfatório.

Regime de alimentação de porcas gestantes

Ensinar leitões a comer, beber e estimular o consumo de ração é fundamental para a abordagem da De Heus à criação de leitões. No entanto, as coisas começam ainda mais cedo. «Um regime alimentar sofisticado para porcas gestantes adaptado individualmente, é outra condição prévia para o crescimento bem sucedido dos leitões durante o período de lactação.» Lukasse, responável da exploração, tem como objetivo um peso de 1,3 kg ao nascimento. "Quanto mais pesado o leitão, melhor o seu desenvolvimento na maternidade e, portanto, melhor a sua performance no periodo de engorda."

Saiba mais sobre como alcançar um crescimento saudável e rápido dos seus leitões

Mais informação sobre Romelko

Ingestão precoce de alimento sólido 

Tudo começa com a estimulação da ingestão de alimentos o mais cedo possível. Durante o período de lactação da porca, o leitão é guiado passo a passo do leite da porca para a alimentação seca. O regime alimentar começa no terceiro dia com alimentos à base de produtos lácteos. Isto estimula a ingestão de alimentos e um crescimento potencialmente adicional. Após 14 dias, a dieta muda para a alimentação que contém mais componentes vegetais. Estes alimentos estimulam a ingestão, mas também ensinam os intestinos a digerir matérias-primas à base de plantas. Então, no momento do desmame, os leitões estão acostumados a comer alimentos secos e os intestinos aprenderam a digerir materiais à base de plantas. Estas são duas condições importantes para um desmame bem sucedido. Para além do regime alimentar e do fornecimento de alimentos de qualidade premium, outros fatores também afetam a ingestão de alimentos para animais. Lukasse: "Fornecer alimentos frescos num comedouro limpo ao longo do dia é de importância vital. Os leitões precisam de ter fácil acesso à alimentação no comedouro, por isso devem existir comedouros suficientes. Na nossa exploração, usamos comedouros redondos e posicionamo-los perto da cabeça da porca. A acessibilidade é um factor-chave para a ingestão eficaz de ração préstarter.

About the author

Paula Henriques

Assistente Técnica de Aves e Suínos