Introdução ao programa Responsible Feeding
À medida que a população mundial continua a crescer – estima-se que atinja cerca de 9.8 mil milhões de habitantes, em 2050 – a necessidade de alimentos acessíveis, seguros e saudáveis também aumenta. O World Resources Institute estima que vamos ver um aumento de 56% na procura global de alimentos, e uma subida de, aproximadamente, 70% na procura de alimentos de origem animal. Este é um grande desafio que requer um olhar crítico sobre as cadeias de produção alimentar.
Para alimentar uma população de 9.8 mil milhões de pessoas de uma forma sustentável, é necessário melhorar a sustentabilidade das práticas agrícolas nos países onde este setor é altamente desenvolvido, impulsionando a inovação e reduzindo o impacto no clima, no ambiente e nas comunidades locais. Ao mesmo tempo, é preciso intensificar as cadeias de produção alimentar nos países onde o setor agrícola está menos desenvolvido. Só é possível proteger os ecossistemas vulneráveis e reduzir a desflorestação se existir um aumento dos rendimentos nas terras que atualmente são utilizadas para a agricultura. Enquanto produtor global de produtos de alimentação animal, podemos ajudar a enfrentar estes desafios fornecendo aos agricultores os produtos e conhecimentos de que necessitam para produzir mais alimentos de forma sustentável. Enfrentar estes desafios será difícil. O acesso a alimentos seguros e saudáveis, disponíveis a um preço acessível, é uma luta diária para milhões de pessoas por todo o mundo. A agricultura utiliza atualmente quase metade das terras vegetadas do mundo, enquanto que a agricultura e as atividades relacionadas com as alterações do uso do solo geram um quarto das emissões anuais de gases com efeito de estufa. Por essa razão, precisamos que as nossas cadeias de produção alimentar se tornem mais eficazes e sustentáveis.
O programa Responsible Feeding
De modo a salvaguardar a nossa contribuição para a disponibilidade e acessibilidade de alimentos seguros e saudáveis, desenvolvemos o nosso próprio programa de sustentabilidade a longo prazo. O Programa Responsible Feeding ajuda-nos a procurar e a dar prioridade a oportunidades de partilha de valor na cadeia de produção e fornecimento de alimentos e a concentrarmo-nos em atividades que tenham impacto nas comunidades locais. É, por essa razão, que damos às nossas unidades de negócio as ferramentas necessárias para avaliar quais as questões mais relevantes para o seu mercado e desenvolver as estratégias e atividades que satisfaçam as expectativas dos intervenientes locais, de modo a criar valor partilhado nas suas cadeias de abastecimento.
O nosso programa de sustentabilidade global
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, divulgados em 2015, são amplamente reconhecidos como um projeto para um mundo melhor para todas as pessoas. Na De Heus, temos orgulho em contribuir para a realização de vários dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O início de novas operações nos países onde o setor agrícola ainda se está a desenvolver cria oportunidades para os agricultores locais, que obtêm acesso a rações de alta qualidade ou podem vender matérias-primas localmente. Fortalecendo as economias locais, funcionando como um guia para o desenvolvimento e maior profissionalização dos seus negócios e das suas comunidades locais. Um dos grandes exemplos desta contribuição é a abertura da primeira fábrica de produção de alimentos para animais por uma empresa europeia, no Gana, em Outono de 2020.
Desafios Mundiais
Como podemos aumentar a produção global de alimentos de forma sustentável? De acordo com o World Resources Institute, temos que ultrapassar três grandes obstáculos para produzir alimentos seguros e saudáveis em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades em 2050.
O obstáculo dos alimentos: a diferença entre a quantidade de alimentos produzidos em 2010 e a quantidade necessária para satisfazer a procura em 2050 estima-se em 7,4 triliões de calorias, o que representa um aumento de 56% relativamente às produzidas em 2010.
O obstáculo das terras: a diferença entre a área global de terrenos agrícolas em 2010 e a área necessária em 2050, assumindo que a produção de colheitas e pastagens continua a crescer ao mesmo ritmo, estima-se em 593 milhões de hectares, uma área de quase duas vezes o tamanho da Índia.
O obstáculo dos gases com efeito de estufa: o aumento de emissões anuais resultantes da conversão e utilização de terras para a agricultura em 2050 estima-se que seja equivalente a 15 giga toneladas de dióxido de carbono.
Desafios Mundiais
Rumo a um futuro sustentável
Feed for food
Colaboramos com clientes e parceiros para manter os animais saudáveis, ao mesmo tempo que otimizamos a produção de proteínas animais seguras e saudáveis. Através da partilha de conhecimentos, melhoramos continuamente a conversão de alimentos para animais em proteína animal e profissionalizamos o negócio dos agricultores. Contribuímos para a acessibilidade de alimentos seguros e nutricionalmente ricos que são produzidos de forma sustentável. O pilar Feed for Food abrange atividades sobre os seguintes tópicos: segurança alimentar, conversão alimentar, saúde animal, redução de antibióticos e utilização de fluxos residuais.
Cadeia de Valor Sustentável
Trabalhamos em conjunto com os nossos clientes e parceiros da cadeia de valor numa cadeia de fornecimento sustentável, desde as matérias-primas até aos alimentos. Colaboramos com parceiros-chave na cadeia de fornecimento de proteínas animais para tornar a nossa cadeia de distribuição mais sustentável. Desenvolvemos novas práticas agrícolas e conceitos empresariais, fazendo uma utilização eficiente dos recursos naturais e reduzindo as emissões de gases de efeito de estufa. O pilar Cadeia de Valor Sustentável cobre actividades nos tópicos seguintes: origem de matérias-primas, clima, utilização de energia e gases com efeito de estufa, água e desperdício, ecossistemas e biodiversidade, e bem-estar animal.
Apoio às Comunidades
Proporcionamos um impacto positivo no desenvolvimento das comunidades e das economias locais, estimulando o empreendedorismo local. Através das nossas atividades principais, acrescentamos valor económico e social às comunidades locais. Reforçamos a sua posição económica e apoiamos o desenvolvimento pessoal dos agricultores-empresários e das suas famílias. O pilar Apoio às Comunidades abrange atividades sobre os seguintes tópicos: comunidades locais, ou seja, nível de vida, educação, serviços sociais, infra-estruturas, empreendedorismo.
Prosperidade dos Colaboradores
Favorecemos um ambiente de trabalho seguro e inspirador aos nossos empregados, estimulando ativamente a aprendizagem ao longo da vida e dando-lhes o poder de contribuir positivamente para a sociedade. O pilar Prosperidade dos Colaboradores abrange atividades sobre os seguintes tópicos: condições de trabalho, ambiente de trabalho, inclusão - ou seja, diversidade -, desenvolvimento profissional e liderança.