Os nossos Objetivos Verdes Globais, cultivando as sementes para as próximas gerações
Na De Heus estamos empenhados em trabalhar em conjunto com fornecedores, clientes, parceiros comerciais, associações sectoriais e outras partes interessadas em cadeias de produção alimentar mais sustentáveis, com o objetivo de fornecer alimentos seguros, saudáveis e a preços acessíveis a uma população mundial em crescimento.
Em 2020, introduzimos o nosso Programa Responsible Feeding. Um programa de sustentabilidade global concebido para dar às nossas unidades de negócio por todo o mundo as ferramentas de que necessitam para avaliar quais as questões mais relevantes para o seu mercado, desenvolver as estratégias e atividades que satisfaçam as expectativas das populações locais no que respeita à sustentabilidade e criar valor partilhado nas cadeias de produção alimentar em que operamos. Porém, alguns dos desafios associados à indústria de alimentos compostos para animais e à produção de proteína animal são tão importantes para a sustentabilidade da nossa indústria que decidimos dotá-los de uma ambição global.
Durante a Cimeira Digital para a Sustentabilidade, que a De Heus organizou em Março de 2021, cerca de 200 colegas das diferentes unidades de negócio participaram em workshops onde discutiram as ambições que a De Heus pode estabelecer de modo a aumentar a sustentabilidade das sua operações diárias, tais como reduzir o impacto da cadeia de produção em que está inserida sobre o clima e o ambiente, aumentar a saúde e bem-estar animal e ajudar os agricultores a desenvolver os seus negócios.
Objetivos Verdes Globais
Estas ambições - às quais decidimos chamar Objetivos Verdes Globais - visam guiar-nos no sentido de abordar as questões globais que a nossa indústria enfrenta. Durante a Cimeira Digital para a Sustentabilidade, formulámos ambições sobre a sustentabilidade das matérias-primas que processamos, a nossa pegada de carbono, a redução de antibióticos e, obviamente, o apoio aos agricultores no desenvolvimento dos seus negócios. Nós acreditamos que estas questões são relevantes em todas as nossas unidades de negócio e merecem acompanhamento e orientação a nível global na nossa organização.
Queremos atingir estas ambições, o mais tardar em 2030, vinculando-as ao horizonte dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável - tal como definidos pelas Nações Unidas - e permitindo-nos enfrentar desafios difíceis que não podem ser alcançados num ou dois anos. A definição destes objetivos também nos ajuda a integrar ainda mais a sustentabilidade dentro da nossa estratégia.
A redução de antibióticos
Em 2030, a De Heus será a referência na cadeia de valor na melhoria da saúde animal nas explorações agrícolas e na utilização responsável dos antibióticos. Além disso, até 2030 a De Heus não utilizará antibióticos como promotores de crescimento ou de forma preventiva e não usará nenhum antibiótico de importância crítica (tal como definido pela OMS) de forma curativa.
A sustentabilidade das matérias-primas
Em 2025, todas as unidades de negócio da De Heus irão utilizar produtos certificados na soja (em conformidade com as directrizes FEFAC Soy Sourcing), palma (RSPO ou fornecedores com uma política de zero desflorestação verificável) e farinha/óleo de peixe, sendo que irão oferecer aos seus clientes uma gama de opções mais sustentáveis nos mercados relevantes.
A De Heus irá também promover ou apoiar projetos de reflorestação em todo o mundo, para prevenir a perda de ecossistemas naturais valiosos e proteger a biodiversidade.
A capacidade de reduzir a nossa pegada de CO2
Em 2022, a De Heus Nutrição Animal será capaz de calcular, de formular e de estabelecer objetivos para a pegada de CO2 dos seus produtos, e em 2023 irá realizar uma medição de CO2 de base zero, em 2023, em todo o grupo. A de Heus estará igualmente equipada para fornecer conselhos adaptados à realidade de cada exploração agrícola, de modo que os seus clientes possam reduzir a sua própria pegada de CO2.
Com base no resultado da medição de base zero no grupo todo, iremos formular os objetivos e procurar soluções para reduzir a nossa pegada.
Os nossos esforços para ajudar os agricultores locais a desenvolver os seus negócios
Até 2030 a De Heus terá formado 100.000 agricultores e empregados agrícolas em temas como a profissionalização da gestão de explorações pecuárias, redução de antibióticos, bem-estar animal, biossegurança, biodiversidade, certificação Global GAP (boas práticas agrícolas) e redução de CO2. Para medir o efeito destas formações, iremos desenvolver métricas para calcular o impacto e os benefícios destas para os nossos clientes.
Sobre a abordagem na exploração
Todos os dias, visitamos milhares de quintas em todo o mundo. Os especialistas da De Heus estão "de mãos dadas" e gostam de trabalhar em estreita colaboração com os agricultores. Fornecem informações fundamentais sobre a relação entre a alimentação e a forma como os animais são mantidos, aconselhando sobre estratégias nutricionais que satisfaçam as necessidades fisiológicas dos animais e apoiando a gestão agrícola. Concentrando-se num objetivo: manter os animais saudáveis e permitir uma produção ótima.
Implementação
Estamos presentemente a desenvolver os indicadores e as políticas que irão ajudar as nossas unidades de negócio espalhadas pelo mundo a alcançar estes Objectivos Verdes Globais. Iremos partilhar mais informação sobre o processo de implementação e os primeiros resultados nas nossas unidades de negócio quando esta informação estiver disponível.
Acompanhe todo o nosso processo em https://www.deheus.pt/sustentabilidade