SFOS
Nutrição avançada para vacas de leite
Maximize a sua rentabilidade
O sistema SFOS, desenvolvido pela De Heus, é uma tecnologia de gestão nutricional de explorações de vacas de leite que busca maximizar a rentabilização das explorações modernas.
OPTIMIZAÇÃO DO PODER DO RÚMEN
Aproximadamente 75% da digestão de uma vaca leiteira pode ser realizada no rúmen pela flora microbiana. É possível obter até 2/3 da quantidade necessária de proteína que uma vaca necessita (Intestinal Digestible Protein, chamada SDVE) a partir da proteína de origem ruminal, mas para tal, temos de garantir a alimentação eficaz dos microrganismos do rúmen. Por este motivo a otimização da função ruminal é um mecanismo de extrema importância. Para a digestão/fermentação os micróbios do rúmen necessitam tanto de energia disponível (FCH - Carbohidratos Fermentesciveis) como de proteína (FCP - Proteína Bruta Fermentescivel). Para a realizar da forma mais eficiente, esse aporte de energia e de proteína deverá acontecer no momento certo, na quantidade certa e com a qualidade certa.
PRODUÇÃO MAIS EFICIENTE
Poderá ser mais fácil entender o complexo processo da digestão se compararmos o trabalho realizado pelos microrganismos do rúmen com o realizado por um trabalhador que constrói uma parede. O trabalhador necessita de determinada quantidade de cimento (energia) e de pedras (proteína) para construir a parede (SDVE). As necessidades de material são um cálculo simples de realizar. Mas se o cimento for fornecido da parte da manhã e as pedras da parte da tarde, o trabalho não será eficiente e poderá ser necessário mais cimento do que o inicialmente previsto. Por outro lado, se forem disponibilizados ambos os materiais, com qualidade, ao mesmo tempo e na quantidade certa, o trabalho será mais eficiente e sem perdas. No rúmen o processo é semelhante. Quanto melhor for a sincronização entre a oferta da energia (FCH) e da proteína (FCP) mais eficiente será a fermentação (digestão do alimento).
TECNOLOGIA SFOS = MAIS LUCRO
O produtor ganha mais dinheiro quando maior for a eficiência da fermentação no rúmen das suas vacas. Com o propósito de assessorar os produtores de leite a otimizarem este complexo processo no rúmen, a De Heus desenvolveu um sistema único de cálculo de dietas paras vacas leiteiras a que chamou Sistema SFOS. A sigla SFOS é abreviatura de Synchro Fermentable Organic Substance e dá nome a um modelo tecnológico que tem por base a procura do Equilíbrio das Necessidades do Rúmen. O Sistema SFOS é o resultado de muitos anos de experiência, prática e científica, e já demonstrou o seu potencial em muitos países por todo o mundo.
Conjugando o sistema SFOS com a utilização de fórmulas especificamente desenvolvidas pela De Heus, conseguimos:
- Aumentar a utilização de forragens
- Aumentar a eficiência dos alimentos
- Incrementar os valores de TB e TP do leite
- Aumentar a longevidade das vacas
- Diminuir o risco de acidoses
- Aumentar a vitalidade e saúde animal
- Aumentar o rendimento das explorações